terça-feira, 2 de julho de 2013

O Presidente e o eletricista !

Nos dias de hoje os mercados mudam diariamente, estas mudanças refletem diretamente no comportamento dos clientes consumidores e com isso as Empresas Modernas precisam de muita flexibilidade para atuar em um mundo globalizado e competitivo.

É comum vermos empresas investindo milhões de reais em conhecimento sobre o mercado, pois é uma maneira importante de tentarem planejar suas próximas ações.

Quando as empresas sabem onde querem chegar, e tem sua estratégia planejada, tudo tende a ser mais fácil ? Não é bem assim que tudo acontece, afinal papel aceita tudo e nele tudo dá certo, já na vida real... Quanta diferença.

Neste momento além de ter ótimos executivos, as Empresas Modernas devem ouvir as pessoas que estão envolvidas no processo, porque, as ideias mais simples, quando "emergem" da equipe operacional pode ser uma grande saída.

É intrigante quando vejo milhares de planos serem traçados, ótimos de fato, mas, não sabemos se estes planos se encaixam com nossas dificuldades, neste momento a equipe operacional de uma empresa pode ajudar ou até mesmo solucionar um grande empasse.

Estratégia de atuação deve existir e se manter dentro de uma empresa, com ela muitas outras atividades devem correr em paralelo, mas, nunca deve ser esquecido o conhecimento dos que de fato colocam a mão na massa.

Eu li uma matéria recentemente sobre um jovem executivo que assumiu a presidência de um grande grupo, naquele momento, ninguém entendeu porque ele fora o escolhido. Todavia, em seu primeiro dia na empresa, aquele jovem convocou uma reunião, chamou a todos os diretores e gerentes e lhes perguntou, qual á peça fundamental desta companhia para atendermos aos nossos clientes ?

Muitas respostas surgiram, respostas sofisticadas como Planejamento estratégico e controladoria financeira, outro disse governança, muitos ali com o nariz torcido por estarem sendo liderados por um jovem executivo, nem respostas deram.

Neste momento o jovem fez uma ligação.

Após alguns segundos os telefones de todos os diretores e gerentes começaram a tocar, vibrar, piscar e tudo mais que um telefone pode fazer para chamar a atenção.

O jovem disse a todos que poderiam atender às ligações.

Todos eles receberam a informação de que as maquinas estavam paradas e que nada estava sendo produzido.

Neste momento a porta se abre e entra um senhor com uma chave de boca e um parafuso na mão, ele olha para o jovem presidente e diz, eu já fiz o que o senhor pediu está aqui o parafuso.

Todos se olham e ficam sem entender. Neste momento o presidente vira para todos e diz:

Eu apenas perguntei a ele qual era a peça mais importante desta fábrica na visão de um auxiliar de manutenção, neste momento eu o desafiei a me provar.

E este parafuso é o parafuso de contato de cabeamento de toda a energia elétrica da fábrica, inclusive dos geradores.

Nós aqui formados no exterior com muitos anos de dedicação e estudo não sabíamos qual era a peça mais importante da empresa. O sr. José, meu amigo aqui sabe mais que todos nós juntos.

Valorize o conhecimento de todos.

Valeu até a próxima !

Nenhum comentário: