Recentemente tenho pensado e discutido com algumas pessoas o quanto a idade pode impactar no andamento das carreiras no mercado de trabalho.
Já pude presenciar algumas dezenas de pessoas mais experientes dizendo que as portas do mercado de trabalho estão fechadas para elas, mesmo com toda a experiência que possuem, as empresas alegam que estas pessoas não tem mais a garra que as empresas procuram, é claro que isso é uma enorme estupidez.
Entretanto, hoje me deparo com um contraponto do mesmo tema, em algum momento, a carreira dos mais jovens atravessa, a mesma dificuldade, pois, muitas vezes o que sobra nas pessoas com mais idade, que é a experiência, falta nas mais jovens e as empresas dizem que é necessário mais experiência para assumir um nível de responsabilidade maior.
Acho que ambas as visões podem ter seu fundo de verdade, e acredito também que o oposto pode ocorrer, o ponto fundamental desta discussão é até quanto a idade pode interferir na carreira dos profissionais nas Empresas Modernas.
Como equilíbrio desta discussão posso citar:
Há alguns anos atrás conheci um homem de uma inteligência impar, e para minha surpresa, ele estava no mercado a procura de oportunidades há mais de um ano, muitas entrevistas, muitas conversas, algumas indicações, tudo em vão.
Conheci também um rapaz em uma viagem que fiz, formado pela USP, com uma experiência relativa no ramo que ele atua, que me deixou boquiaberto com sua inteligência e sagacidade sobre o tema, advinhem ... estava também no mercado.
Neste momento há que se perguntar, o que exatamente as Modernas organizações estão procurando.
É um tema preocupante para os profissionais que buscam estabelecer uma carreira, construir ou continuar construindo uma história de sucesso profissional.
Quão jovem é muito jovem, e quão velho é muito velho ???
Valeu e até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário