Antes de mais nada quero agradecer aos leitores pelo material que tenho recebido para postagens no blog.
Estou lendo e analisando todos, assim que possível postarei todos eles.
Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a relação que existe entre ser racional e ser emocional, este final de semana conheci uma pessoa bastante culta, em meu ponto de vista, que explanou sobre um tema que talvez não havia parado para analisar.
Estávamos conversando sobre como deve ser a busca pelo equilíbrio profissional, e até mesmo pessoal, as pessoas tendem sempre a deixar transparecer suas emoções em cada situação vivenciada, seja em uma relação profissional ou mesmo em uma relação pessoal.
Acontece que nas Empresas Modernas, é muito comum identificarmos pessoas que transmitem todos os seus sentimentos em uma tomada de decisão ou em uma discussão profissional, e uma coisa é fato, isto não parece ser um bom caminho.
Há algum tempo atrás recebi um feedback, dizendo que eu era muito emocional em minhas discussões profissionais e que isso poderia não me conduzir à melhor solução para determinado problema, coincidentemente conheci esta pessoa que mesmo sem saber sobre o assunto me disse a mesma coisa.
Isto me fez refletir e chegar à conclusão que quando deixamos a razão agir por nós, a solução para nossos empasses são mais facilmente encontradas.
Com certeza isto nos leva a uma pergunta:
Como podemos alcançar este equilíbrio ?
1 - Não agir sem pensar
2 - Não pensar com a cabeça quente
3 - Não esquentar a cabeça antes de enxergar
4 - Enxergar as coisas como de fato são e não como suspeitamos que sejam.
Com estes passos dados podemos concluir que a ordem certa é:
1 - Veja as coisas sem fazer pré-conclusões
2 - Se for esquentar a cabeça que seja por um motivo válido
3 - Quando estiver de cabeça quente, trate de esfriá-la antes de tomar qualquer decisão
4 - Quando for tomar a decisão utilize a razão para guiar suas atitudes
Assim, podemos nos doutrinar, e não perdemos nossa linha de raciocínio e as pessoas passarão a nos respeitar como profissionais equilibrado que somos.
Esta discussão me esclareceu muitas coisas que me impediam de enxergar uma série de oportunidades de ser melhor como pessoa e como profissional.
É claro que não estou dizendo para esquecermos nossas emoções, elas são fundamentais para vivermos em harmonia com as pessoas, só estou dizendo que devemos utilizá-las na hora e no momento certo.
Valeu até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário