sexta-feira, 21 de março de 2014

O fim do B2B e B2C !!! A nova era do H2H


Sempre ouvimos falar durante a vida acadêmica e profissional que o marketing se divide em duas categorias: B2B (business to business) e B2C (business to consumer). Esta divisão ocorreu, de forma geral, para separar as especialidades e segmentos, entendendo o consumidor e buscando ampliar a assertividade das ações, o que por muitos anos direcionou o marketing. Por mais que o B2B e o B2C busque compreender o comportamento de compra, no meu entendimento o foco central ainda está no produto isto é, o produto X é consumido por outras empresas e produto Y é consumido pelo cliente final. Alguns artigos ainda defendem uma terceira divisão, o B2E (Business-to-Employee) advento a internet e intranet.


Horas! Se nós somos atuantes no mercado, seja como empresas ou consumidores finais, e hoje mais do que nunca se fala em “compreender o consumidor” e “entender suas necessidades”, é necessário repensar esta divisão.


O fato é que no meio de tudo isso existem seres humanos com vontades, experiências, sonhos, potencial e emoções; que erram, com dúvidas e incertezas e que são a engrenagem principal de qualquer organização. Estamos em fase de compartilhamento de experiência e valores onde o foco não está mais nos produtos, mas no cliente e nas suas necessidades.


É através deste pensamento que começo a ouvir nos debates corporativos uma nova sigla que substitui as já citadas: o H2H (human to human), algo mais simples porém de alta abrangência.


O marketing evoluiu para um marketing one-to-one onde nosso clientes desejam ser respeitados e falar de igual para igual, clientes com personalidade única que se reflete no dia a dia, na compra e na venda. Estou falando de relações, troca de experiências, conhecimento mútuo, sinergia e aproximação. Pensar no consumidor como ser humano significa o social e o marketing trabalhando juntos para personalizar conversas individuais, bem como proporcionar experiências globais compartilhadas onde multidões com valores comuns podem se beneficiar. A grande ferramenta auxiliadora deste processo é a internet e suas redes sociais, que também buscam na diversificação das funcionalidades e ferramentas, se adequar a personalidade de cada ser humano.


Muito iremos debater e ouvir sobre o H2H, mas neste início de processo onde os debates sobre o tema estão engatinhando, entendo que o H2H significa compreender os seres humanos na sua totalidade respeitando suas qualidades, suas possibilidades de falhar e errar e seu dom de compreender e perdoar.


Dentro do marketing acredito que este conceito será refletido através de uma comunicação genuína e simples, realizada com humildade e compreensão de que somos todos seres humanos multidimensionais e naturalmente complexos, ainda que se esforcem para manter a simplicidade.

Nosso desafio como seres humanos é encontrar, entender e explicar o complexo em sua forma mais simplista. Isto significa que, as empresas ao trabalharem as ações de marketing devem buscar o comum na nossa humanidade e falar a língua que seu público está esperando.

Um comentário:

Unknown disse...

Como você muito bem coloca, o debate sobre o tema está engatinhando. Minha compreensão é que empresas bem sucedidas quer atuando no B2B, quer no B2C, estão sempre preocupadas em desenvolver o B2H (ainda que nem conheçam o termo).
Todos nós temos consciência que pessoa jurídica não fala, não decide, não compra nem vende. Será sempre representada por um ser humano que tem suas características, seu ego, suas crenças, suas necessidades pessoais que, às vezes, infelizmente podem se sobrepor aos interesses da empresa que é o verdadeiro ciente. Em administração e marketing, todos os anos se criam novas expressões que, a rigor, só atribuem um nome moderno a alguma coisa conhecida.