Antes de comprar qualquer item de uma marca não conhecida por você, o primeiro questionamento que fazemos é: Será que esta marca é boa? Será que tem qualidade? Você já ouviu falar?
E se o seu cliente estiver tendo esta percepção sobre sua marca???
Desconhecer uma marca no ponto de venda pode possuir inúmeros motivos, entre eles um apelo visual distorcido e a utilização dos canais de comunicação errados. Vamos falar um pouco de cada uma destas opções:
O Apelo Visual da Marca
Ao criar uma marca não basta ter um “nome legal”. O primeiro passo é escolher um nome que irá grudar na mente do consumidor, de preferência curto e de fácil assimilação com o seu mercado de atuação. Hoje em dia ainda devemos nos preocupar com a internet pois o nome precisa estar disponível e possuir fácil escrita de forma a facilitar E NÃO ATRAPALHAR a localização do seu site pelo consumidor.
O segundo passo é trabalhar tanto o “color code” do seu segmento de atuação quanto se preocupar com o significado das cores. Se estiver pensando na cor azul é sinal que você deseja transmitir confiança, segurança e força, além de ser uma cor que representar muito bem as áreas da saúde e da tecnologia. Exemplos: HP, Facebook, Oral B. e Pfizer.
Nada de fontes mirabolantes e um monte de coisa escrita! Para uma marca permanecer na mente do consumidor, que diariamente é bombardeado por marcas e mais marcas, é preciso ser simples e objetivo. Muito conteúdo e poucas palavras.
Canais de Comunicação
Se você está visualmente estruturado, uma outra dica é saber comunicar no canal correto para o público correto, o que não significa necessariamente gastar rios de dinheiro com veículos de massa.
A participação em um evento bem segmentado ou vídeos no Youtube por exemplo, podem ser uma ótima estratégia para chegar no público-alvo sem gastos exorbitantes. A internet nos possibilita inúmeras ferramentas e se um cidadão comum pode virar celebridade do dia para a noite com um simples vídeo no Youtube, porque ações de baixo custo, pensadas estrategicamente para um retorno positivo, não podem fazer da sua marca a nova COCA-COLA do momento?
Se você não realiza vendas online pode pensar que a internet é uma preocupação secundária, o que é uma grande bobagem. Hoje 100% dos consumidores buscam informação no Google, então para se tornar a próxima COCA-COLA não despreze este ferramenta.
Patrícia Vidal
Vidverso - Gestão de Marcas e Marketing Estratégico
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