quarta-feira, 10 de abril de 2013

25 atitudes positivas para o trabalho

Tornar o cotidiano profissional mais leve e prazeroso às vezes só depende de pequenas mudanças no modo de pensar, agir e reagir. São 25 atitudes positivas para o trabalho.

Aqui, trabalhadores como você e especialistas em convivência e cooperação ensinam os passos para melhorar as relações, facilitar a comunicação e tornar as atividades gratificantes.


São conceitos atuais, mas que também encontram eco nos milenares ensinamentos se sábios chineses e filósofos gregos. Confira os bons conselhos de ontem, hoje e sempre.

1 – Baseie sua liderança em valores éticos

“os verdadeiros lideres se perguntam sempre qual é seu papel no mundo e se são mobilizados para a verdade, a bondade e a beleza. Eles se preocupam com questões dessa natureza porque sabem que contribuem para a evolução. Caso contrario, não são lideres” – Jair Moggi e Daniel Burkhard ( consultores empresariais, no livro “Como integrar liderança e Espiritualidade”

2 – Abra sua cabeça para novas ideias

“O único meio de fortalecer o intelecto é não ter uma opinião rígida sobre nada. Deixar a mente ser uma estrada aberta a todos os pensamentos” – John Keats, poeta britânico

3 – Seja organizado e disciplinado

“Quem a cada manhã planeja as atividades do dia e segue esse plano usa um fio que vai guia-lo através de um labirinto de uma vida bastante atarefada. A organização disciplinada do tempo é como um raio de luz que se projeta em todos os seus compromissos. Mas onde não há um plano, onde a disposição do tempo fica simplesmente entregue ao acaso dos acontecimentos logo reinará o caos” – Victor Hugo, escritor francês

4 – Mentalize sempre o melhor

“sempe que estou envolvido em algum desafio profissional, mentalizo coisas positivas e peço proteção a meus guardiães espirituais. Quando vou ter que enfrentar uma situação de confronto, imagino meu interlocutor calmo e a conversação transcorrendo em clima amigável. Depois quando alcanço o objetivo, agradeço e acendo uma vela” – José Luis Baraúna, 39 anos – Gerente de Vendas em São Paulo.

5 – Equilibre trabalho e vida pessoal

“É um erro contar com o trabalho como a única fonte de satisfação. Do mesmo modo que os humanos precisam de uma dieta variada para manter a saúde, também precisamos de atividades variadas que nos deem a sensação de prazer e satisfação. Alguns especialistas sugerem que um bom começo é fazer uma lista de coisas que você gosta de fazer, de seus talentos e interesses e até de coisas novas as quais gostaria de experimentar. Pode ser jardinagem, culinária, esporte, aprender uma nova língua ou se dedicar a um trabalho voluntario. Dessa forma, se passarmos por um período de baixa no trabalho, poderemos recorrer a família, aos amigos, aos passatempos e a outros interesses como fonte principal de satisfação. Quando a fase passa, podemos retornar ao trabalho com interesse e entusiasmo renovados” – Dalai-lama, no livro “ A Arte da felicidade no trabalho, com Haward C. Cutler

6 – Mude sua rotina

“Quando nos sentimos desgastados pelas tarefas rotineiras, é hora de descobrir como incorporar algum tipo de inovação em nosso trabalho. As pesquisas internacionais mostram que hoje consegue se sobressair no ambiente de trabalho não aquele que chega trazendo novidades de fora, mas sim quem se mostra capaz de executar as mesmas funções de modo diferente. Todos os trabalhos incluem algumas atividades maçantes, como acontece com a própria vida. Pesquise, estude, olhe ao seu redor e procure novas e mais estimulantes formas de executar suas velhas tarefas.” – Mariana Xavier Crenitte – Psicologa e diretora da “novo ser consultores Associados de São Paulo

7 –Eleja prioridades

“Ao lado na nobre arte de conseguir fazer as coisas, existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial” – Lin Yutang, Filosofo e escritor chinês

8 – Ouça realmente o que dizem a você

“Podemos até nos considerar bons ouvintes, mas o que fazemos na maior parte das vezes é ouvir seletivamente, fazendo julgamentos sobre o que está sendo dito e pensando em maneiras de terminar a conversa ou direciona-la de modo mais prazeroso para nós. O ouvir ativo requer um esforço consciente e disciplinado para silenciar toda a conversação interna, enquanto ouvimos outro ser humano. Isso exige sacrifício, uma doação de nos mesmo para de fato entrar no mundo da outra pessoa. O ouvinte ativo tenta ver as coisas com o quem fala as vê e sentir as coisas como quem fala as sente” – James C. Hunter, consultor de relações de trabalho americano, no livro “O monge e o executivo”

9 – Focalize-se no presente

“Concentre sua energia no momento sem se envolver demais com fatos do passado e expectativas sobre o futuro. Nossa mente funciona como um computador. Guarda informações que precisam ser deletadas para a entrada de novos dados. Use todos seus talentos e suas competências para traçar o caminho profissional do jeito que você quer que ele seja” – Francisco Cirilo – Consultor empresarial da Dignity Holistic Institute

 10 – Seu trabalho é para você mesmo

“Quando temos a ilusão de estar doando nossa energia em proveito do chefe ou do empregador, corremos o risco de encarar as obrigações e responsabilidades como fardos. Mas se reformularmos nosso pensamento e tomarmos consciência de que nosso oficio nos traz remuneração – que nos proporciona fazer e comprar o que gostamos, que estamos sempre crescendo e aprendendo algo, descobriremos que somos nós mesmos os destinatários finais de todos nossos esforços” – Beatriz Carvalho, psicóloga De São Paulo

11 – Abra um sorriso e o coração

“Sorria, seja prestativo e bem-humorado. Se conseguirmos nos tornar um ouvinte que melhora a auto-estima dos outros, as pessoas vão naturalmente nos procurar e depositarão confiança em nos” – Gerald Michaelson e Steven Michaelson – consultores americanos, no livro Sun Tzu para o sucesso, adaptação do livro chinês “ A arte da guerra para o mundo dos negócios”

12 – Perceba a grandeza do seu oficio

“Anseio por executar uma tarefa grande e nobre. Mas é meu dever principal executar tarefas humildes como se fossem grandes e nobres, O mundo é movido não só pelos vigorosos empurrões dos seus heróis, mas também pelo conjunto dos pequenos empurrões de cada trabalhador honesto.” – Helen Keller – escritora e ativista americana

13 – Saia da roda da negatividade

“Sempre que estiver sob intensa pressão ou dominado por sentimentos negativos. Simplesmente pare. Saia da sala, tome um chá, respire e se possível de uma caminhada e desvie a mente do foco do problema. Procure quebrar a sequencia do raciocínio pesado, sinta-se juntando forças para mais tarde enfrentar o problema. As vezes simplesmente levantar da cadeira e mudar de ares já ajuda a recuperar a leveza e encontrar um novo vigor para tomar decisões” – Mário Enzo, Administrador e consulto de empresas de São Paulo

 14 – Pratique a competição saudável

“A competição é salutar quando serve de parâmetro para clarear nossos objetivos e servir de alavanca para o crescimento pessoal. Quando observamos o sucesso de um colega ou uma empresa concorrente, podemos retirar desse exemplo preciosas lições a ser aproveitadas no aperfeiçoamento profissional. Como base nessa analise podemos descobrir o que falta em nos para alcançar resultados positivos” – Marianita Xavier Crenitte, Psicologa

15 – Saiba Delegar

“Ninguém, com certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, da dança, a outro, a da musica e do canto e, em um outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça” – Homero, poeta grego

 16 – Aceite as mudanças

“Aprendi com o budismo o significado da impermanencia. De que tudo no universo está constantemente se transformando. Tinha dificuldade em aceitar as mudanças de emprego, de cargo, de colegas e colaboradores que entravam e saiam. No pensamento oriental, entendi que o Universo é sábio ao transformar nossos caminhos. E mesmo se for para algo mais dificil ou complicado, é porque essa experiência nos traz uma lição ou aprendizados necessários. Nada, nem ninguém nos pertence e temos sempre que deixar algo para trás e começar de novo.” – Regis Aurelio Castro – Representante comercial em São Paulo

17 – Expresse emoções sinceras

“compartilhar com os outros nossas opiniões e nossos sentimentos sinceros gera uma relação de proximidade com as pessoas. Assim, criamos um ambiente de intimidade e camaradagem. Conquistamos algo ainda mais importante: fazemos com que os outros se interessem pelo nosso desenvolvimento pessoal.” – Gerald Michaelson e Steven Michaelson – consultores americanos

 18 – Seja exigente na medida certa

“Não busque todas as qualidades em uma pessoa só” – Confucio, sábio chinês

19 – Descubra sua vocação e estabeleça sua meta

“Conhecer quais são as nossas metas mais intimas é parte fundamental para se sentir realizado profissionalmente. Sua vocação pode estar bem no fundo do seu coração, como uma vontade, as vezes escondida até de sua parte consciente. É preciso conhecer nosso “arzoo”, palavra indiana que designa o desejo e a vontade do coração. Uma vez que conseguirmos definir e estabelecer uma meta arzoo, nos equipamos com uma mola propulsora de motivação constante, de inesgotável força, que dificilmente será abalada” – Mario Enzio, administrado e consultor de empresas de São Paulo

20 – Coloque-se no lugar de outros

“Grande espírito, ajuda-me a jamais julgar o outro até que eu tenha andado em seus mocassins” – Prece dos índios sioux americanos

21 – Compreenda para ser compreendido

“quando ouvimos mais com a intenção de compreender os outros do que com a de retrucar, começamos a construir a verdadeira comunicação. As oportunidades para falar abertamente e ser mais bem compreendido surgem de modo mais fácil e espontâneo. Procurar compreender exige consideração, procurar ser entendido requer coragem” – Stephen R Covey – consultor de programas de liderança em mais de 100 empresas da lista de 500 maiores do mundo

 22 – Não tome os conflitos pelo lado pessoal

“Se você está numa situação em que há colegas hostis ou supervisores ríspidos, adotar uma perspectiva mais ampla pode ajudar. Perceber que o comportamento daquela pessoa pode não ter nada a ver com você. Devem existir outros motivos para aquele comportamento e não levar a coisa para o lado pessoal. Na verdade, os acessos de hostilidade talvez tenham mais a ver com problemas bem diferentes. Talvez até com problemas em casa. As vezes, temos a tendência a esquecer essas verdades elementares” – Dalai Lama no livro “ A arte da felicidade no trabalho”

23 – Adoce as palavras

“Elogio ruidosamente, reprovo suavemente” – Catarina II, imperatriz da Russia

24 – E, depois do trabalho, relaxe !

“Os arqueiros curvam seus arcos quando querem atirar e os afrouxam quando o alvo é atingido. Se o arco fosse mantido sempre retesado, quebraria e falharia quando o arqueiro precisasse dele. Assim  é como os homens. Se constantemente se dedicarem a um trabalho serio e jamais relaxarem um pouco com um passatempo ou um esporte, perdem o bom senso e enlouquecem” – Heródoto, filosofo grego

 25 – Faça pausas para reflexão

“Todos os dias para alguns minutos e faço uma espécie de meditação, de pausa interior, tentando observar de fora meus pensamentos. Nesse momento, saio do turbilhão mental – o meu próprio e o das outras pessoas – e consigo separar o que é realmente importante do que é descartável. Depois disso, as provocações e as picuinhas com colegas, por exemplo, parecem encolher. Como se eu estivesse vendo de longe. E consigo colocar padrões mais aceitáveis a necessidade de cobrar, de mim mesmo e dos outros. Dessa perspectiva, com a mente calma, sinto que sou eu mesma quem dirige meus atos e não os outros.” – Daniellq Tavares Amaral – 37 anos – empresaria de São Paulo.

 

Nenhum comentário: