terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Se adaptar às mudanças, uma arte ignorada por muitos

Hoje estava dirigindo até o trabalho e ouvi em uma rádio um tema que achei importante adaptar para o mundo corporativo.

O mundo que vivemos hoje está em constante mudança, dólar sobe e desce todos os dias, bolsas valorizam e desvalorizam diversas vezes ao dia, empresários que até pouco tempo estavam entre os principais mais ricos do mundo e hoje não mais, entre muitas outras coisas.

Ai é a chave da questão que fazemos muitas vezes e achamos não saber a resposta.

É sabido que a única coisa que convivemos todos os dias voluntária ou involuntariamente é a mudança, tudo muda o tempo todo.

As pessoas mudam de cortes de cabelo, mudam de estilo, mudam de ideia.

Se todos nós sabemos que a mudança é uma coisa que faz parte das nossas vidas, porque ainda insistimos em ser resistentes à elas?

Nas aulas de biologia aprendemos sobre a seleção natural, um inseto verde em um ambiente onde a cor predominante é marrom, se não se adaptar está fadado à morte.

No mundo corporativo, encontramos todos os dias profissionais resistentes a toda e qualquer mudança, frases como, sempre foi feito assim, ou nunca vai dar certo se mudarmos, são corriqueiras.

Então a pergunta é: Porque não aprendemos a nos adaptar à mudança?

Se o mundo muda a todo tempo, porque também não aprendemos a nos adaptar a cada situação nova.

Achei muito interessante este tema, vale a reflexão.

 

Até a próxima

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde

Achei muito interessante o texto. Mas acredito que não nós abtuamos com a mudança pois na maior parte de nossas vidas somos domados pelo orgulho, sempre é mais gratificante estar numa posição de controle do que perder tudo isso para aprender a recomeçar. E como Deus sempre é perfeito em sua sabedoria impulsiona-nos diariamente a famosa mudança, as vezes basta apenas uma frase diferente e está fará toda a diferença. Por isso acredito que seja de extrema valia buscarmos sempre o positivo em todas as situações, mesmo nas que doem e momentaneamente nós paralisa.

Unknown disse...

Muito obrigado pelo seu comentário, acredito que a mudança é uma rotina em nossas vidas e precisamos nos adaptar a ela.