quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conquistando e retendo clientes - Parte II

Já ouvi algumas vezes em tom de piada, as pessoas dizendo: “Bom mesmo é trabalhar no comercial, vive fora da empresa almoçando com clientes, normalmente é o departamento que tem as maiores retiradas, etc, etc...”

Obviamente tudo isso é uma grande brincadeira, e jamais fiquei irritado com este tipo de coisa, mas acho que seria interessante falarmos um pouco sobre as estratégias de vendas.

No post de ontem sobre o atendimento a clientes recebi um e-mail pedindo para falarmos um pouco sobre quais são os passos corretos para a realização de uma venda.

Primeiramente gostaria de salientar que cada profissional tem seu método de trabalho, e não tenho a menor pretensão de dizer o que é ou não é correto em uma venda. Apenas quero expor um pouco, sobre a forma como a que vi profissionais de alguns mercados trabalhando, criei e adaptei meu trabalho pegando um pouco de cada estratégia e usando as partes que eu julguei serem condizentes com meu estilo.

Vamos dividir este tópico em três partes:

Conhecendo o mercado.
Definindo estratégia de atuação.
Dando sustentabilidade as ações comerciais.
 

Conhecendo o mercado.

Neste post falaremos apenas sobre o primeiro degrau de uma venda.


- Conhecer exatamente o que está se propondo a vender, quando você não acredita, não pense que seu cliente irá acreditar.

- Conhecer exatamente quem é o publico que vai comprar seu produto. Tentar vender ventilador para esquimó, não dá né !!!

- Saber qual é o preço do seu produto. Não estou dizendo o valor teórico, estou falando sobre como é composto o preço, isto favorece muito na discussão sobre o tema quando um cliente lhe faz o famigerado pedido de desconto.

Antes que estas etapas sejam todas discutidas à exaustão, faça um favor a você mesmo, não se arrisque a dar a cara para o mercado bater. Ele bate de uma forma muito dolorida, não experimente.

No próximo post falaremos dos outros dois tópicos

Definindo estratégia de atuação e Dando sustentabilidade as ações comerciais.


Valeu até a próxima.

 

 

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