Você
já ouviu aquele dito popular que quando uma fatia de pão com manteiga cai, impressionantemente
sempre cai com a manteiga virada para baixo, ou seria a lei de Murph...
Nas
organizações, muitas vezes temos exatamente a mesma sensação, é nesta hora que
conseguimos diferenciar o potencial para lidar com os imprevistos que a empresa
moderna e seus colaboradores possuem.
O
mundo moderno está em constante movimento e para que as organizações acompanhem
este movimento é necessário que elas estejam sempre prontas para uma reação.
A
estratégia é a ferramenta fundamental para uma ação rápida a um momento contrário
ao esperado.
Muitas
empresas quando desenham seu plano de trabalho, esquecem-se de traçar também
uma estratégia, para quando o plano é ameaçado.
Saber
exatamente o que fazer se algo der errado é a garantia para que o objetivo
inicial seja alcançado.
Já
presenciei algumas histórias de empresas que possuíam todos os atributos para
uma história vencedora, acontece que no meio do caminho o pão caiu com a
manteiga para baixo e estas empresas não estavam preparadas para isso.
Resultado;
prejuízo e aprendizado através da pior forma possível. Cortando na própria carne.
Por
tudo isso, o plano B é fundamental para o sucesso.
2 comentários:
Isso envolve gerenciamento de risco, e olha só como tudo está articulado e sempre volta para o mesmo ponto crucial.
Comunicação.
Se a empresa envolve seus colaboradores no projeto fica mais fácil prever e gerenciar os riscos criando alternativas, mas para isso é preciso desce do salto, é preciso entender e aceitar q não somos geniais, q somos sempre parte de uma equipe e que duas cabeças pensam mais do que uma e que três cabeças pensam melhor do que duas...
Colaboradores envolvidos se sentem parte do negocio e se envolverão mais no todo, o que reflete também no outro tópico apresentado anteriormente.
Será por isso que vemos empresas de sucesso funcionando de maneira tão diferente das empresas de mesma relevância de vinte anos atrás por exemplo?
É impressão minha ou todos esses conceitos estão interligados?
Será que a sociedade mudou, as pessoas mudaram e não podemos continuar fazendo tudo como faziam antigamente?
Será?
É uma ótima analogia este ponto em que você tocou.
Acredito que devido as constantes mudanças das pessoas e de como elas veem as coisas, exigem das empresas modernas que estejam também em constante mudança.
Não existe certo e errado entre o que era feito no passado e o que é feito hoje, acontece que a percepção sobre as coisas mudaram consideravelmente e aos profissionais ligados diretamente à gestão das empresas, cabe a eles a responsabilidade de entender como as coisas funcionam e criar a melhor estratégia, voltada para sua empresa e seu mercado.
A equipe é sim parte integrante do todo, analisemos um pequeno detalhe:
Lead em inglês é o verbo levar, conduzir a algum lugar daá a palavra leader.
Portanto, a estratégia do lider leva a equipe à atuação vitoriosa.
Estratégia não é fazer e saber como será feito.
Postar um comentário