terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Conquistando e retendo clientes - Parte I


Um relacionamento comercial é muito mais que uma simples troca, bens e serviços por unidade monetária.
Com a evolução humana, e com o crescimento dos mercados, concorrência e globalização, as empresas precisam se dedicar muito mais aos seus clientes, dando muito mais atenção, gastando muito mais tempo.
É comum conhecermos pessoas que não foram bem atendidas por alguma empresa. Não é? 
Agora, sabe o que é mais intrigante? Nós conhecemos quem são estas pessoas por que elas fazem questão de dizer que foram mal atendidas ou compraram um produto ruim, em pesquisa que li há algum tempo atrás, em média um cliente mal atendido relata o ocorrido a outras 11 pessoas o que foi bem atendido a apenas 3.
Mesmo nos dias modernos, a propaganda boca a boca, agora muito mais conhecida como “post a post”, é a mais eficiente das propagandas.
Uma empresa ou produto que entrar neste ciclo tem todas as chances de serem “convidados a se retirar” da casa ou empresa das pessoas.
Portanto uma atuação comercial vai do primeiro contato, olho no olho, (eu particularmente acho que esta etapa efetua 50% de qualquer venda, aquela história da 1ª impressão é a que fica é totalmente relevante), à certeza de que o cliente ficou plenamente satisfeito com o produto ou serviço que ele comprou.
Quando se realiza uma venda completa, posso garantir que seu concorrente terá muito mais trabalho para tirar seu cliente de você ou da sua empresa.
Claro, para toda regra tem exceção, não estamos falando de clientes que pulam de galho em galho atrás de preço e que pouco se preocupam com qualidade, atendimento ou coisa que o valha, este tipo de cliente, ele nunca será fiel a ninguém, em um próximo post podemos falar um pouco mais sobre este tipo, e como devemos lidar com ele.
Em resumo, quando você se propõe a vender algo, independente do que seja, faça isso por completo, seu objetivo não é o dinheiro somente, é primordialmente a próxima venda.

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