sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A comunicação - Peça fundamental


A Comunicação

O que precisa ser melhorado na empresa?
Esta é a questão que 100% dos empresários, presidentes de grandes grupos, CEOs ou até mesmo simples colaboradores já se fizeram, e tenho certeza que você já foi questionado ou questionou a alguém sobre o tema.
Entre inúmeras respostas, a resposta comum à 99,9999% das empresas foi:
A comunicação.

Comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos.

Fácil de interpretar o conceito não acha?
Agora pense nas organizações que você já atuou, a comunicação era tão simples assim?
O seu colega de trabalho, superior ou subordinado era tão claro nas suas solicitações ou informações passadas a você?
Este é o principal desafio que as empresas modernas enfrentam; Lidar com os desafios, alcançar os objetivos, bater metas, enfrentar a rotina dos problemas do dia a dia e ainda se comunicar bem com o meio interior e exterior.
Vivenciei inúmeras situações com o dilema comunicação, isto além de impedir o bom andamento do trabalho de todas as áreas, ainda instaura um clima de autoproteção gigantesco, afinal de contas nos dias de hoje, os profissionais querem garantir que se fizeram entender, pois lá na frente pode acabar “sobrando” para eles.
Ser entendido e entender são missões dificeis, e um desafio a ser ultrapassado por todos os profissionais e para as organizações.
Existem ferramentas modernas nos dias de hoje que auxiliam muito a melhorar a qualidade das informações nas organizações. E-mail, ERPs, programas de mensagens instantâneas, entre outras, mas onde existem seres humanos, ahhh, tudo pode acontecer.
Por esta razão ficar atento a tudo que acontece é importantíssimo, eu trabalhei com o Presidente de um grande Grupo farmacêutico brasileiro e um dia ele me disse:
"No mundo, você deve entender que, nós nascemos com dois ouvidos, dois olhos e apenas uma boca, portanto, ouça mais, veja mais e só fale aquilo que você tem certeza que será importante para que o que você está se propondo a fazer, dê certo."
Para quem atua nas empresas modernas, é vital aplicar esta regra, quando você evita desperdiçar palavras, com o tempo, as pessoas esperam para ouvir o que você tem a dizer, pois sabem que sua comunicação é clara, eficaz e que pode servir para alguma coisa no futuro, garanto que favorecerá muito a comunicação entre você e o mundo.
 
Pratique !

2 comentários:

Del disse...

Sou a favor do dialogo aberto, claro e objetivo, sem rodeios, onde quer q seja, na empresa, no bairro, em casa...

O problema é que essa abertura tem q vir de cima. Todo empreendedor deve pensar em reuniões em que até as faxineiras participem.

É assim que vejo a comunicação, de maneira simples e objetiva, sem segredo, simples assim, e com isso tudo flui de maneira muito melhor.

Belo início, ótimo tópico, mais do que relevante.

Unknown disse...

Del, este tema é exaustivamente discutido dentro de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Seguramente, não existe uma receita mágica para a solução do tema, concordo quando diz que o exemplo vem de cima. Todavia, o vilão deste tema é a rotina, a escassez de tempo e a falta de percepção de gestores e colaboradores sobre a necessidade em estabelecer sempre uma comunicação clara e direta.

Exatamente pela relevância deste item nas organizações o tema foi escolhido para iniciarmos as discussões sobre as empresas modernas.