terça-feira, 25 de março de 2014

7 HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA ABANDONAR SE QUISER TER SUCESSO



Correr atrás dos seus sonhos e apostar em projetos pessoais exige uma grande dose de esforço e coragem. Permanecer estático no mesmo lugar, apesar de ser entediante, causa muito menos dor do que ir realmente em busca de algo que você acredita. Muita gente só vê os frutos colhidos do final, e acha que pessoas bem sucedidas tiveram “sorte” – mas na verdade, a palavra sorte em 90% dos casos deveria ser trocada pela palavra “merecimento.”
Ouvimos muitos casos de pessoas que começam a investir tempo e energia para fazer o que eles realmente gostam, mas que param no meio do caminho quando encontram as primeiras dificuldades. E depois, dizem que não deu certo, que o mercado não estava bom, que eles não tiveram sorte, dentre outras desculpas. Isso é natural, já que a verdade nesses casos costuma ser bem difícil de digerir: se algo que você estava fazendo não deu certo, o responsável por isso geralmente é você.
Por isso achamos bem legal esse texto escrito pela Juliana Garcia, no qual ela lista 7 coisas que você precisa parar de fazer hoje para que seus projetos dêem certo, confira:
1. Procrastinação
Enrolar, deixar pra depois, amanhã eu faço… Se você quer ver seu negócio dar frutos, vai ter que cortar essa erva daninha pela raiz. Em primeiro lugar, é bom entender que por trás da procrastinação muitas vezes está o perfeccionismo. A exigência da perfeição pode estar fazendo você querer dourar demais a pílula, enrolar para lançar seus projetos. Drible isso com muito pé no chão e ação. Já!
2. O medo do julgamento ou “o que os outros vão pensar?”
Essa preocupação bloqueia sua criatividade, mina sua autoconfiança e ainda dá força para a procrastinação. Claro, você não pode esperar lançar um produto e achar que não importa o que seus clientes pensam. A questão é: pra saber o que seu cliente pensa, não dá para ficar criando hipóteses e mais hipóteses na sua cabeça, precisa agir, perguntar, interagir, colocar sua ideia no mundo.
3. A necessidade de estar sempre certo
Filho do medo do julgamento, o medo de errar também paralisa. Porém o mais curioso nisso é que esse medo nos cega para o seguinte fato: se não estivermos em nosso verdadeiro caminho, as coisas já estão erradas. É ou não é?
Então, viva, se lance, se tropeçar, levante, caminhe, lance sementes, faça acontecer.
4. Os papos negativos
Se você quer crescer, precisa se cercar de pessoas, climas e ideias que promovam crescimento. Começando por suas conversas internas e se expandindo para o cotidiano. Não alimente papos que diminuam os seus sonhos, que acabem com sua esperança, que coloquem em dúvida o seu potencial.
5. Críticas e reclamações
O clima da reclamação e da crítica alimenta os papos ruins, climas sabotadores e crenças negativas. Experimente: 21 dias sem reclamar ou criticar nadinha! Se criticar ou reclamar, volte a contagem. Supere esse vício, já!
6. Resistência à mudança
Vivemos na tendência à inércia, a se manter no mesmo lugar, no que já é conhecido. Ressignifique isso! Mudar é bom. Mudar é positivo. Mudar faz a gente crescer e conhecer novos ares. Abrace a mudança!
7. As velhas desculpas
Elas não servem mais para você, não condizem com a nova vida que você quer levar. E o principal: você não precisa delas para se proteger. A partir de agora você tem outros escudos mais eficazes: seu trabalho, seus sonhos, sua vontade, sua energia positiva, sua criatividade. Você tem boas companhias para seguir crescendo, abandone o medo e siga em frente.
O que mais você precisa abandonar? E que novas atitudes você escolhe para lhe acompanhar?

segunda-feira, 24 de março de 2014

Será que esta marca é boa??????

Antes de comprar qualquer item de uma marca não conhecida por você, o primeiro questionamento que fazemos é: Será que esta marca é boa? Será que tem qualidade? Você já ouviu falar?

E se o seu cliente estiver tendo esta percepção sobre sua marca???

Desconhecer uma marca no ponto de venda pode possuir inúmeros motivos, entre eles um apelo visual distorcido e a utilização dos canais de comunicação errados. Vamos falar um pouco de cada uma destas opções:

O Apelo Visual da Marca

Ao criar uma marca não basta ter um “nome legal”. O primeiro passo é escolher um nome que irá grudar na mente do consumidor, de preferência curto e de fácil assimilação com o seu mercado de atuação. Hoje em dia ainda devemos nos preocupar com a internet pois o nome precisa estar disponível e possuir fácil escrita de forma a facilitar E NÃO ATRAPALHAR a localização do seu site pelo consumidor.

O segundo passo é trabalhar tanto o “color code” do seu segmento de atuação quanto se preocupar com o significado das cores. Se estiver pensando na cor azul é sinal que você deseja transmitir confiança, segurança e força, além de ser uma cor que representar muito bem as áreas da saúde e da tecnologia. Exemplos: HP, Facebook, Oral B. e Pfizer.

Nada de fontes mirabolantes e um monte de coisa escrita! Para uma marca permanecer na mente do consumidor, que diariamente é bombardeado por marcas e mais marcas, é preciso ser simples e objetivo. Muito conteúdo e poucas palavras.

Canais de Comunicação

Se você está visualmente estruturado, uma outra dica é saber comunicar no canal correto para o público correto, o que não significa necessariamente gastar rios de dinheiro com veículos de massa.

A participação em um evento bem segmentado ou vídeos no Youtube por exemplo, podem ser uma ótima estratégia para chegar no público-alvo sem gastos exorbitantes. A internet nos possibilita inúmeras ferramentas e se um cidadão comum pode virar celebridade do dia para a noite com um simples vídeo no Youtube, porque ações de baixo custo, pensadas estrategicamente para um retorno positivo, não podem fazer da sua marca a nova COCA-COLA do momento?

Se você não realiza vendas online pode pensar que a internet é uma preocupação secundária, o que é uma grande bobagem. Hoje 100% dos consumidores buscam informação no Google, então para se tornar a próxima COCA-COLA não despreze este ferramenta.

Patrícia Vidal

Vidverso  - Gestão de Marcas e Marketing Estratégico

sexta-feira, 21 de março de 2014

O fim do B2B e B2C !!! A nova era do H2H


Sempre ouvimos falar durante a vida acadêmica e profissional que o marketing se divide em duas categorias: B2B (business to business) e B2C (business to consumer). Esta divisão ocorreu, de forma geral, para separar as especialidades e segmentos, entendendo o consumidor e buscando ampliar a assertividade das ações, o que por muitos anos direcionou o marketing. Por mais que o B2B e o B2C busque compreender o comportamento de compra, no meu entendimento o foco central ainda está no produto isto é, o produto X é consumido por outras empresas e produto Y é consumido pelo cliente final. Alguns artigos ainda defendem uma terceira divisão, o B2E (Business-to-Employee) advento a internet e intranet.


Horas! Se nós somos atuantes no mercado, seja como empresas ou consumidores finais, e hoje mais do que nunca se fala em “compreender o consumidor” e “entender suas necessidades”, é necessário repensar esta divisão.


O fato é que no meio de tudo isso existem seres humanos com vontades, experiências, sonhos, potencial e emoções; que erram, com dúvidas e incertezas e que são a engrenagem principal de qualquer organização. Estamos em fase de compartilhamento de experiência e valores onde o foco não está mais nos produtos, mas no cliente e nas suas necessidades.


É através deste pensamento que começo a ouvir nos debates corporativos uma nova sigla que substitui as já citadas: o H2H (human to human), algo mais simples porém de alta abrangência.


O marketing evoluiu para um marketing one-to-one onde nosso clientes desejam ser respeitados e falar de igual para igual, clientes com personalidade única que se reflete no dia a dia, na compra e na venda. Estou falando de relações, troca de experiências, conhecimento mútuo, sinergia e aproximação. Pensar no consumidor como ser humano significa o social e o marketing trabalhando juntos para personalizar conversas individuais, bem como proporcionar experiências globais compartilhadas onde multidões com valores comuns podem se beneficiar. A grande ferramenta auxiliadora deste processo é a internet e suas redes sociais, que também buscam na diversificação das funcionalidades e ferramentas, se adequar a personalidade de cada ser humano.


Muito iremos debater e ouvir sobre o H2H, mas neste início de processo onde os debates sobre o tema estão engatinhando, entendo que o H2H significa compreender os seres humanos na sua totalidade respeitando suas qualidades, suas possibilidades de falhar e errar e seu dom de compreender e perdoar.


Dentro do marketing acredito que este conceito será refletido através de uma comunicação genuína e simples, realizada com humildade e compreensão de que somos todos seres humanos multidimensionais e naturalmente complexos, ainda que se esforcem para manter a simplicidade.

Nosso desafio como seres humanos é encontrar, entender e explicar o complexo em sua forma mais simplista. Isto significa que, as empresas ao trabalharem as ações de marketing devem buscar o comum na nossa humanidade e falar a língua que seu público está esperando.

terça-feira, 18 de março de 2014

Fique por dentro ! O que é branding ???

Hoje as empresas modernas estão cada vez mais antenadas com as mudanças do mercado e também dando mais valor às suas marcas.


Para que os nossos leitores fiquem por dentro da nova moda seguem algumas definições.


O significado literal de Branding é atribuição de uma marca a um produto ou serviço. Contudo, o verdadeiro significado do termo branding vai muito mais além e significa efetuar a diferenciação de um produto ou serviço e ajudar a definir um determinado posicionamento junto do consumidor através da atribuição de uma marca.

Vamos entender primeiro o que é Marca.

A marca é o conjunto de características tangíveis e não tangíveis materializados em logo, grafismos, mascote, música, entre outras manifestações. Se gerenciadas adequadamente, trazem valor a marca devido à influência causada na decisão de compra. A marca de uma empresa tem que sintetizar todos os valores e soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores.

Branding significa “trabalhar a personalidade e fixação da marca”.

Diferentemente do que muitos pensam não se trata de um método específico, mas sim de uma maneira de pensar, uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de design, marketing, administração, antropologia, psicologia, arquitetura e propaganda para operar com um universo de valores que representem sua empresa para consolidá-la perante seus clientes.
Ele também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca.
Uma marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado dinâmico em que vivemos atualmente. Utilizando os conceitos de Branding, podemos criar essa imagem forte para transmitir segurança e confiança perante o consumidor.


Valeu e até a próxima !!!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Foco !!! A Arte de se manter com o olho no objetivo

É muito comum nos dias de hoje termos dias conturbados e atribulados, com um milhão de coisas a serem resolvidas.


Tudo deve ser feito, isto é fato, mas, para que tudo seja feito com qualidade e a certeza de um resultado positivo, é necessário foco.


Fazer tudo ao mesmo tempo, só faz com que façamos tudo e não concluamos nada.


Ter foco no objetivo te leva mais rápido ao resultado, ter foco no presente faz com que você tenha o futuro planejado.


Por tudo isso, os profissionais das Empresas Modernas, devem estar sempre com o olho no objetivo, focados e determinados a alcança-lo.



quinta-feira, 6 de março de 2014

Enfim 2014 começou. A morte de um profissional


Primeiramente gostaria de agradecer a todos os e-mails que recebi me questionando o porque não estavam havendo mais postagens no Blog, eram apenas férias, afinal o ano começa após o carnaval.

MAS AGORA ESTAMOS DE VOLTA !!! SEJAM BEM-VINDOS

Vamos começar por um tema que achei muito interessante, discutir a respeito, este tema foi enviado por um leitor do nosso Blog, Marcos Vinicius Morais de Campo Grande.

Quando o ano começa muitas são as esperanças e sonhos que se renovam. Mas você já parou para pensar que pode ter a carreira de uma pessoa em suas mãos ?

Para os líderes nas Empresas Modernas, uma decisão precipitada ou tardia pode "matar" a carreira ou até mesmo a motivação de um profissional que você aposta suas fichas para o futuro ?

É muito comum vermos profissionais correndo em busca de um sonho, uma realização, enfim um objetivo. Entretanto, este profissional ao receber uma notícia ou uma nova estratégia, estas informadas de maneira equivocada, precipitada ou tardia, pode simplesmente levar ao naufrágio toda a motivação e interesse por continuar em busca daquele objetivo.

E sabe quem vai perder com esta história toda ???

A Empresa, pois o líder despreparado pode "assassinar" um grande talento que além de predicados possui também a gana de vencer.

Nós líderes devemos saber que todos os colaboradores, devem ser tratados com respeito, e a transmissão correta de uma mensagem é chave fundamental para manter a chama da busca pela vitória acesa.

Esta é a função de um líder, motivar, encorajar, para que a equipe tenha a vitória.

Valeu galera sejam todos muito bem-vindos de volta.

Até a próxima !!!