quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dicas para Ouvir Efetivamente


Para ter êxito no seu trabalho, líderes devem escrever, falar e ouvir efetivamente. Destas 3 habilidades, ouvir efetivamente talvez seja a mais importante, considerando que eles são demandados a fazê-lo com significativa frequência. Infelizmente, ouvir provavelmente também é a habilidade mais difícil de dominar…

Ouvir efetivamente é um desafio e tanto, em parte porque as pessoas frequentemente estão mais focadas naquilo que estão falando do que naquilo que estão ouvindo de volta. De acordo com um recente estudo realizado pela Harvard Business Review, as pessoas consideram que as mensagens que elas enviam são mais importantes do que as mensagens que elas recebem.

Ouvir é difícil porque as pessoas não se dedicam tão intensamente nisso quanto deveriam. Ouvir dá a sensação de acontecer tão naturalmente que colocar um monte de energia nisso não parece fazer sentido. Entretanto, dedicar-se intensamente e energia é exatamente o que ouvir efetivamente demanda.

Líderes devem ouvir explicações, raciocínios e defesas sobre iniciativas e estratégias. Eles estão constantemente se comunicando com diferentes profissionais cujas bagagens vão de contabilidade à finanças, de marketing à TI. Além disso, as explicações de diferentes equipes sobre qualquer iniciativa pouco ortodoxa frequentemente introduz um desafio significativo às habilidades de escuta do líder. Assim, compartilho algumas dicas que estes líderes podem utilizar para aprimorar essa habilidade:

1. CONCENTRE-SE NO QUE OS OUTROS ESTÃO DIZENDO.

·         Quando está ouvindo alguém, você frequentemente se vê pensando numa tarefa cujo prazo de entrega está se esgotando? ou mesmo numa questão familiar importante?

·         No meio de uma conversa, você percebe às vezes que não ouviu uma única palavra do que a outra pessoa falou?

Pois é, a maior parte dos indivíduos falam numa velocidade entre 175 a 200 palavras por minuto. Entretanto, pesquisas sugerem que nós somos capazes de processar palavras numa velocidade de 600 a 1.000 palavras por minuto. O papel do líder hoje em dia é muito rápido e complexo e, considerando que o cérebro não utiliza toda a sua capacidade ao ouvir, a mente do líder talvez devaneie pensando em perguntas e explicações que ainda estão por vir ao invés de ouvir a mensagem presente. Esta energia mental não utilizada pode ser uma barreira para ouvir efetivamente, fazendo com que o líder perca ou mal interprete o que os outros estão falando.  É importante, portanto, que o líder se concentre naquilo que os outros estão dizendo de forma a que uma comunicação efetiva possa se estabelecer.

2. ENVIE A MENSAGEM NÃO VERBAL QUE VOCÊ ESTÁ OUVINDO.

·         Quando alguém está falando com você, você mantém contato visual com essa pessoa?

·         Você demonstra a quem fala que você está ouvindo balançando afirmativamente a cabeça?

·         Sua linguagem corporal transmite a mensagem de que você está ouvindo?

·         Você se inclina para frente e não utiliza suas mãos para brincar com objetos?

A maior parte dos peritos em comunicação concorda que mensagens não verbais podem ser 3x mais poderosas do que mensagens verbais. Uma comunicação efetiva fica difícil sempre e quando você envia uma mensagem não verbal que você não está realmente ouvindo…

 

3. EVITE CONCLUSÕES PREMATURAS.

·         Ao ouvir, você frequentemente realiza julgamentos imediatos sobre o que o outro está falando?

·         Você assume ou imagina o que o outro vai falar a seguir?

·         As vezes você descobre mais tarde que errou na correta interpretação do que o outro estava lhe dizendo?

Considerando que o ouvinte pode escutar numa velocidade maior daquela que a maior parte dos locutores fala, existe uma tendência a concluir rápido demais. Esta tendência é talvez o maior obstáculo para ouvir efetivamente. É especialmente importante evitar conclusões prematuras quando se ouve uma pessoa com a qual você não concorda. Quando os ouvintes começam a discordar da mensagem enviada, eles tendem a mal-interpretar o restante da informação e a distorcer o significado originalmente pretendido de forma a que seja consistente com as suas próprias crenças.

4. EVITE FICAR DEFENSIVO.

·         Você alguma vez levou para o lado pessoal o que outra pessoa falou quando aquilo que ela dizia não tinha nenhuma conotação pessoal?

·         Você alguma vez ficou zangado em relação ao que outra pessoa disse?

Ouvir cuidadosamente não significa que você sempre vai concordar com o ponto de vista do outro, mas significa sim que você vai tentar ouvir o que a outra pessoa está dizendo sem ficar exageradamente na defensiva. Tempo demais gasto explicando, elaborando e defendendo sua decisão ou posição é um sinal seguro que você não está ouvindo. Isto ocorre porque seu papel mudou de um no qual você ouve para outro no qual você convence os demais que eles estão errados. Depois de ouvir uma posição ou uma sugestão que você não concorda, simplesmente responda com algo do tipo: “Entendo o seu ponto. Apenas discordamos nessa questão.”. Ouvintes efetivos podem ouvir calmamente uma outra pessoa mesmo quando esta outra pessoa está discorrendo críticas injustas.

5. PARAFRASEIE.

Parafrasear é a arte de colocar em suas próprias palavras aquilo que você considera que ouviu e dizê-lo de volta ao locutor. Por exemplo, um subordinado pode dizer: “Você foi injusto ao me dar uma nota tão baixa na minha avaliação de desempenho. Você me avaliou abaixo do João. Eu posso fazer o trabalho melhor do que ele e, além disso, estou há mais tempo aqui.” Parafraseando uma resposta seria: “Vejo que você está transtornado em relação à sua avaliação Você acha que foi injusto eu ter avaliado você desse jeito.” Parafrasear é uma excelente técnica para melhorar suas habilidades de ouvir e resolver problemas. Primeiro porque você tem que ouvir com muito cuidado caso você deseje parafrasear exatamente o que você ouviu. Segundo porque uma resposta parafraseada vai clarificar o locutor que a mensagem dele foi corretamente recebida e encorajá-lo a expandir aquilo que ele está tentando comunicar.

6. OUÇA (E OBSERVE) SENTIMENTOS.

·         Ao ouvir, você se concentra apenas nas palavras que estão sendo ditas, ou você também se concentra na forma como elas estão sendo ditas?

 A forma como o locutor se posiciona, a tom de sua voz e a inflexão que ele utiliza, bem como o que o locutor está fazendo com as suas mãos, tudo isso faz parte da mensagem que está sendo enviada. Uma pessoa que altera sua voz está provavelmente ou zangada ou frustrada. Uma pessoa olhando para baixo enquanto fala está provavelmente ou sem-graça ou envergonhada. Interrupções podem sugerir medo ou falta de confiança. Pessoas que fazem contato visual e se inclinam à frente estão em principio exibindo confiança. Discussões podem refletir preocupação. Silêncio inadequado pode ser sinal de agressão e ser entendido como punição.

7. FAÇA PERGUNTAS.

·         Você geralmente faz perguntas quando está ouvindo uma mensagem?

·         Você tenta esclarecer o que uma pessoa disse para você?

Ouvintes efetivos se asseguram que eles escutaram corretamente a mensagem que está sendo enviada. Faça perguntas para esclarecer pontos ou para obter informação adicional. Questões abertas são as melhores. Elas demandam que o locutor passe mais dados. Formule suas perguntas de forma a que fique claro que você ainda não chegou a conclusão alguma. Isso vai assegurar a quem envia a mensagem que você só está interessado em obter mais e melhores dados. E quanto mais informações você como ouvinte tiver, melhor você pode responder à comunicação do locutor.

OUÇA ATIVAMENTE

Em suma: nem todo mundo possue o mesmo estilo de escuta, mas líderes que utilizam escuta “ativa” estão mais propensos a se tornarem melhores ouvintes. Escuta ativa demanda que o receptor de uma mensagem deixe da lado a crença de que ouvir é fácil, que acontece naturalmente, para dar-se conta que ouvir efetivamente requer intensa dedicação. Aí o resultado da escuta ativa é uma comunicação mais eficiente e efetiva.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cabeça quente nas decisões ? Você está fazendo isso errado.

Quantas vezes já ouvimos de pessoas queridas até mesmo em nossas vidas pessoais que de cabeça quente não devemos decidir absolutamente nada ? Pois é isto deve ser muito aplicado nas Empresas Modernas.

Muitas vezes pelo ímpeto do momento, quando nos encontramos em situações que nos contrariam, queremos tomar as decisões ali na hora, e certamente não será a decisão mais acertada.

O ser humano de uma maneira geral, bem como, quando ele está em sua função profissional, é suscetível as intempéries causadas pela rotina do dia a dia, e muitas vezes não conseguem controlar os impulsos em um momento de desvio de curso das atividades normais e acabam tomando decisões sem refletir a respeito.

Quando os líderes em Empresas Modernas se veem nesta condição, a melhor coisa a ser feita é parar, respirar, se for possível converse com outras pessoas a respeito, refletir antes de tomar qualquer atitude.

Atitudes impensadas em momentos de "cabeça quente" nos conduzem na grande maioria das vezes à decisões erradas.

Existe uma palavra não muito familiar a todas as pessoas que é a Temperança, o significado literário desta palavra exibe exatamente qual é o sentimento que devemos ter ao tomarmos nossas decisões e atitudes.

Temperança significa ter moderação em suas atitudes, ter equilíbrio.

Ter temperança é ter uma virtude, ou qualidade, de quem modera tudo que faz, de quem não toma atitudes apenas pelas suas vontades, é alguém que sabe equilibrar, que tem parcimônia ao agir.

Achei este tema pertinente para aplicarmos em nossos agitados dias do dia a dia.

Valeu pessoal, até a próxima.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

As 25 escolas que mais formam CEOs no mundo.

1Harvard UniversityEstados Unidos
2University of TokyoJapão
3Stanford UniversityEstados Unidos
4École PolytechniqueFrança
5HEC ParisFrança
6ENA, École Nationale d?AdministrationFrança
7University of PennsylvaniaEstados Unidos
8Massachusetts Institute of TechnologyEstados Unidos
9Keio UniversityJapão
10Seoul National UniversityCoreia do Sul
11Cornell UniversityEstados Unidos
12INSEADFrança
13Tsinghua UniversityChina
14University of ChicagoEstados Unidos
15Northwestern UniversityEstados Unidos
16Columbia UniversityEstados Unidos
17Mines ParisTechEstados Unidos
18Kyoto UniversityJapão
19Yale UniversityEstados Unidos
20Waseda UniversityJapão
21University of OxfordReino Unido
22Southern Methodist UniversityEstados Unidos
23University of Southern CaliforniaEstados Unidos
24University of WitwatersrandÁfrica do Sul
25New York UniversityEstados Unidos

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A sabedoria de sermos eternos aprendizes.

Quando menos é mais. Quantos de nós já ouvimos esta frase ? Pois é, ela reflete a solução para muitos dilemas nas Empresas Modernas, e até mesmo em nossas vidas pessoais, esta é a sabedoria de sermos eternos aprendizes.

Esta frase nos ajuda a entender que muitas soluções estão nas ações mais simples, nas respostas mais óbvias, no caminho mais fácil.

Acontece que a sabedoria de um verdadeiro líder está em identificar que estas são as respostas corretas. Isto posto, apenas nos faz pensar e entender que ouvir as pessoas que estão ao seu lado com atenção mesmo que a primeira vista você julgue que aquilo é uma bobagem, é o caminho para enxergar as coisas por outros pontos de vista.

É comum nos pegarmos criando o plano infalível para dominar o mundo, quando o que precisamos é sair da caixa e pensar no problema como uma pessoa que nele não está envolvido.

Meus caros o grande problema é que nós seres humanos de uma forma geral, quando passamos a galgar degraus mais altos, principalmente no mundo profissional, passamos a nos julgar plenos conhecedores do bem e do mal e que arrogantemente nenhuma outra opinião é mais sábia que a nossa.

Um grande e muito sábio amigo me disse recentemente, mesmo quando alcançamos os graus máximos de nossa sabedoria e conhecimento, devemos nos colocar novamente como aprendizes com a humildade em reconhecer que nada sabemos.

Isto vale para nossa vida profissional e pessoal.

Valeu pessoal, até a próxima !

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Humildade, o segredo do sucesso.

É muito comum nas Empresas Modernas, observarmos pessoas que se julgam superiores a todas as outras, líderes que acham que seus colaboradores possuem valores inferiores aos dele.

Este é o grande equivoco de muitos profissionais nos dias de hoje.

Ontem conversando com alguns amigos, discutimos exatamente sobre este tema, e um deles citou uma frase que me fez pensar e refletir muito sobre o tema.

Mesmo quando julgamos que sabemos tudo, sempre teremos alguém que nos ensinou, que certamente está a nossa frente, logo, não sabemos tudo.

Esta pessoa que nos ensinou, tem alguém que a ensinou, e descobrimos que sabemos ainda menos.

Portanto, devemos ter a plena consciência de que quanto mais aprendemos com a vida, mais ela nos mostra que nada sabemos.

A humildade de um sábio ofusca os relampejos de um prepotente.

Nas organizações de hoje, os cargos de liderança nada mais são do que pessoas que devem aprender e valorizar suas equipes.

Se você quer ser um profissional com um brilho especial, faça com que seus colaboradores brilhem e neste momento, eles refletirão o verdadeiro brilho de um líder.

Valeu até a próxima