sexta-feira, 1 de março de 2013

Você está mais estressado que seu chefe !!!



Acredite, você está mais estressado que seu chefe.

Se você pensa que o presidente da sua empresa provavelmente está mais estressado que você, é hora de rever seus conceitos. Um estudo divulgado nesta semana pela Universidade de Harvard mostra que os executivos mais bem colocados na hierarquia corporativa têm, na realidade, um nível de estresse menor do que os demais. O motivo? Eles têm mais controle sobre suas vidas no escritório. E controle, pelo visto, acalma.

O estudo comparou o nível de cortisol, hormônio associado ao estresse, e de ansiedade entre líderes e os demais profissionais. A pesquisa foi conduzida pelos pesquisadores do Decision Science Laboratory, da faculdade de políticas públicas de Harvard, liderados pela professora Jennifer Lerner.

“O senso comum diz que é bastante estressante ser um executivo poderoso, um presidente de empresa ou um militar do Exército. Existe hoje um número crescente de livros sendo lançados com base na ideia de que os altos executivos precisam de ajuda para gerenciar seu estresse”, diz Lerner. “Nossos resultados indicam o contrário. E isso é surpreendente para muita gente”.

A pesquisa foi feita em duas etapas. Na primeira, foram comparados os níveis de estresse e ansiedade entre grupos de altos executivos e de profissionais fora de posições de liderança. Os líderes se mostraram significativamente menos estressados. Na segunda, a comparação foi feita entre dois grupos de altos executivos, um deles composto por profissionais melhor posicionados na hierarquia. O grupo mais poderoso foi o que apresentou os menores níveis de ansiedade e estresse. Segundo a pesquisa, os resultados mostram que o sentimento de maior controle que vem acompanhado com o sucesso na carreira ajuda a explicar a vida mais “tranquila” dos líderes.

Analisando os dados do estudo, os pesquisadores descobriram que dois fatores influenciam na sensação de se ter mais controle e, portanto, no nível de estresse de um profissional: o número de subordinados que ele possui e o nível de autoridade que ele tem sobre eles.

E você, a partir do que vê no cotidiano de sua empresa, concorda com a pesquisa?

Fonte: Administração e Finanças

 


Nenhum comentário: