sexta-feira, 15 de março de 2013

Arte da venda com foco no resultado

Resultado, o que ele representa afinal? Definição teórica Ato ou efeito de resultar; consequência, efeito, fim: o resultado dos exames foi satisfatório.

No mundo comercial o mais procurado em todas as operações, o resultado é sempre o mais importante em todas organizações.

Quando falamos de vendas com foco no resultado, não estamos falando de volume, faturamento ou algo semelhante. Estamos falando de quanto em dinheiro a venda deixará para a organização, ou seja, no bolso do acionista, NADA MAIS IMPORTA ENTENDAM ISSO.

É comum vermos vendedores querendo vender a qualquer custo, e essa não é a forma correta de se pensar e agir em vendas, devemos nos preocupar quão saudável a venda é.

Quando isso ocorre? É exatamente no momento que identificamos realmente os mestres na arte das vendas, vender com o menor preço é muito fácil, mas vender com uma boa margem muitas vezes um produto de mesma qualidade que o do concorrente, ai está a venda verdadeira.

Conheci em minha trajetória, profissionais de vendas de todo tipo, muitas teorias, muitas artimanhas, muitos “jeitinhos” e posso dizer com total segurança;

“ a venda perfeita é realizada com planejamento e estratégia, ir para uma negociação sem saber onde quer chegar, até onde pode ir, ensaiar alguns planos opcionais se o principal não der certo e acima de tudo estar convencido que você é capaz de persuadir o comprador que seu produto pode ser o mais caro, mas, a tranquilidade em comprar com alguém que sabe o que está fazendo e o que é melhor para ele, sem absolutamente nenhuma dúvida compensará o pouco a mais que ele está pagando”.

Tenho um grande amigo, profissional de vendas no mercado de automóveis, um “cara” com uma bagagem imensa, um dia levei minha esposa para trocar o carro dela, como a escolha era dela, fiquei de lado observando como ele fazia a venda, acreditem, ele vendeu um carro totalmente diferente do modelo que ela foi ver, pois, conseguiu entender o que a faria feliz e a persuadiu a pagar bem mais por outro modelo.

Conseguir entender o que o comprador quer, fecha muito mais negócios do que o preço do produto ou bem.

Por esta razão, afirmo uma venda com foco no resultado é muito mais do que uma troca de um bem Vs. Dinheiro, é uma arte.

Valeu até a próxima

Nenhum comentário: